Compras online: Cuidados para não cair em furadas!

Com a chegada do final de ano, as compras online disparam e a segurança deve ser uma prioridade. Embora a internet ofereça comodidade e ótimas ofertas, ela também esconde armadilhas. Produtos como eletrônicos e serviços são alvos frequentes de fraudes. Para se proteger, é essencial verificar a reputação dos sites, desconfiar de preços extremamente baixos, conferir contatos pós-venda, observar a qualidade dos textos e conferir certificação digital. Adotar essas práticas pode evitar problemas e garantir compras mais seguras e satisfatórias.

Assessoria de imprensa

12/8/20202 min read

photo of white staircase
photo of white staircase

Compra online no final de ano aumenta e cuidados devem ser prioridade

Todos os dias encontramos na internet diversas opções e facilidades para realizar compras e fazer bons negócios. Pesquisar preços em vários lugares, comprar e receber o produto em casa são possibilidades que só o mundo virtual proporciona.

Entretanto, pessoas que agem de má fé existem por todas as partes e os golpes do comércio eletrônico são uma triste realidade.

“Eletrônicos, passagens áreas e serviços são as campeãs em denúncias de fraude na internet. Alguns sites se disfarçam de lojas de vendas, quando na verdade possuem a intenção de aplicar um golpe no cliente.’’ afirma Túlio Iannini, CEO da U4Crypto. Tais sites podem roubar seus dados, clonar seu cartão e através de promoções tentadoras, para aqueles que agem por impulso ao se deparar com um grande desconto, roubar grande parte do seu dinheiro. Fique atento!

Separamos abaixo 7 dicas preciosas para o consumidor não cair em furada:

  1. Verifique o site. Se você nunca ouviu falar dessa loja antes, tome cuidado e pesquise imediatamente para descobrir o que os outros dizem. Os objetos vendidos eram realmente como diziam no site? Alguém já teve problema na entrega? O produto chegou dentro do prazo?

Você pode buscar pela empresa no site do Reclame Aqui e ver todas as avaliações dos clientes para checar se aquela loja realmente é segura ou não.

  1. Analise a conduta do lugar. Chegou uma promoção imperdível no seu celular com o link da loja? Desconfie! Para e pense: não é normal, por exemplo, que todas as lojas estejam cobrando R$1.500,00 por um frigobar, enquanto apenas esse site ofereça o mesmo produto por R$ 400!

Grandes promoções parecem ser uma boa para economizar dinheiro, mas podem ser uma grande roubada.

  1. Olá, tem alguém aí? Cheque sempre se o site tem alguma forma de contato com o cliente no pós-compra. Desconfie de sites que não oferecem telefone, endereço físico e de e-mail para clientes tirarem dúvidas e solucionar eventuais problemas.

  2. Atente à qualidade dos textos. Erros grotescos de português não são comuns em sites verificados. Fotos de má qualidade também são indicativos de que o site não é competente e possui apenas uma única finalidade: tirar dinheiro das pessoas.

  3. Peça indicações. Parentes e amigos que estão acostumados a fazer compras na internet são bons aliados. Isso porque você vai saber melhor sobre a qualidade e competência desta loja com mais proximidade, antes de fazer sua escolha.

  4. Guarde os comprovantes de compra. Assim como compras em lojas físicas, guardar os comprovantes digitais também é uma medida de segurança.

Normalmente, os sites enviam a Nota Fiscal para o seu e-mail assim que a compra é finalizada, junto com o status de entrega do pedido. Fique sempre atento ao recebimento deste comprovante!

  1. E por fim, fique de olho na certificação digital do site. As lojas virtuais que se preocupam com a segurança de seus clientes buscam obter esses selos e certificações digitais, pois eles protegem os dados fornecidos pelo comprador. Confira sempre se a página inicial apresenta essa informação.

Além disso, os endereços de sites de comércio eletrônico devem começar com “https” e não “http”.

Aproveite essas dicas, siga sempre atento e boas compras!